domingo, 5 de junho de 2011

Exemplos


Um exemplo é como que um ensinamento é algo que admiramos, que acreditamos e que de alguma forma tentamos seguir ou copiar.

Sempre achei que copiando se aprendia mas toda a vida tive medo de copiar porque sempre me disseram que copiar e plagiar era muito feio.

Hoje, crescida e a pensar pela minha cabeça, continuo a achar que copiar é bom se o exemplo for bom e se com isso aprendermos alguma coisa. Claro está, que sempre conscientes de que o mérito não é nosso.

Em tempos que já lá vão, os aprendizes aprendiam com os seus mestres. Copiavam.

Aprendiam os métodos, as técnicas, os preceitos, os tempos, os modos e finalmente chegavam à frente da rampa de lançamento e iam à sua vida. Uns experimentavam e inovavam, outros aplicavam os conhecimentos e eram tão bons quanto os seus mestres e outros eram só charlatães.

Hoje já longe deste método, continuamos tão perto. É assim que ainda funcionamos como família. É nela que aprendemos os limites, os valores, a maneira de estar na vida, o respeito. É nela que aprendemos a ser, é nela que colhemos as nossas bases.

Por isso continuo a acreditar que copiando aprendemos. Acredito ainda que, assim como seguimos e copiamos outras coisas e outras pessoas vai haver ou há alguém que nos segue e copia. Como tal devemos fazer aquilo que copiamos muito bem.

Sem comentários: