sábado, 3 de abril de 2010

Há dias e dias


Há dias e dias.

Eu, que até gosto de frases bonitas, poemas e textos sonhadores, livros românticos …

Hoje não estou para ai virada.

Parece que as palavras não entram, não chegam ao coração. Inclusivamente há umas que nem chego a entender!

São dias em que estou a mil e o que me entra é mais de índole prática.

Este estado deve-se provavelmente ao dia de ontem, em que as recordações despertaram em mim um milhão de sentimentos e recordações extraordinárias. Essencialmente boas mas que se tornaram um tanto ou quanto amargas. A saudade, a nostalgia, a ausência, causam os seus efeitos…

Este fim-de-semana deu-me para as arrumações de papel, o que dá em muito mais, claro...

Isto implica tudo o que é correspondência – cartas, escolas, presentes dos dias da mãe, do dia da mulher, do dia …., dos meus anos, Natal, cartas pessoais, contas, recibos - recortes de jornais e revistas, bilhetes, fotografias, cartões e outras coisas que tais.

Dei com coisas lindas e que já não me lembrava que tinha guardado. As coisas que eu guardo…

Dei com fotografias que nem sabia que tinha, dei com coisas de uma vida inteira de momentos fantásticos.

Fez-me lembrar uma exposição que vi, se não me engano em Serralves, que constava de uma instalação de objectos pessoais que se vão guardando ao longo da vida e que se amontoam, sem nexo e sem cronologia específica, dentro das mesas-de-cabeceira e das várias caixas e caixinhas, gavetas e gavetinhas, armários e armarinhos de uma casa bem vivida e cheia de gente.

Assim estou eu. Queria mesmo fazer uma exposição das minhas coisas guardadas. Cada uma tem uma história, cada uma um momento, cada uma, à sua maneira deu cor à minha vida. Mesmo os botões, que parece que nascem do nada. Até eles têm uma origem, um lugar e uma historia. E são muitos...

Mas como não me iriam deixar fazer esta exposição cá em casa, sob pena de ser despedida de mãe e mulher e posta na rua! Decidi que vou ter de publicar algumas das coisas que guardei e assim fica o legado. Com ou sem palavras…

E hoje como estou nos dias mais práticos e menos sonhadores, aqui vai um dos “10 mandamentos” de Maria Duarte Bello. Guardei-os praticamente todos, porque cada um à sua maneira relembra-nos a forma como devemos pensar e fazer em varias situações.

Hoje é mais estes:


Os 10 Mandamentos Da auto-motivação

1 – Começar bem o dia.
A melhor maneira de começar bem o dia é planeá-lo de véspera. Fazer uma lista do mais importante, reunindo dados e informações de que necessitará para entrar em acção. Sensação de controlo, organização e alívio são o estímulo indispensável para começar sem angústias.

2- Pensar nas Realizações e sucessos.
Percorrer mentalmente os progressos alcançados, reavaliando as tarefas, etapas, estratégias e objectivos anteriores.

3 – Encontrar a profissão de Sonho.
A Profissão certa transforma percalços em pormenores. Quaisquer que sejam as dificuldades, acolher com agrado projectos e tarefas que sabe essenciais para progredir e que de outro modo seriam odiosas.

4 – Rotinas quanto baste.
Possibilitam o normal funcionamento da vida mas podem asfixiar e matar qualquer empenho. Experiências místicas ou não quotidianas proporcionam poderes revigorantes.

5 – Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és.
As pessoas influenciam os níveis de motivação e contribuem para a formação do carácter. Afastar-se dos desesperados, falsas vítimas, gabarolas e enjoados.

6 – Mudar os planos.
Objectivos funcionam como fonte de energia, mas se forem impossíveis ou demasiado fáceis transformam-se em obstáculos. Se os objectivos se revelarem pouco atractivos ou mesmo inúteis, considere a possibilidade de os alterar. Nada é eterno.

7 – O poder da mente.
Dirija palavras de encorajamento, actuando como se fosse o seu treinador. Usar palavras mágicas que possam levar a prosseguir, como as conversas que os treinadores têm com os atletas antes de uma competição.

8 – Aproveitar a pressão.
Estabelecer o termo do prazo para os projectos de maneira a coincidir com o inicio de outros. Tenta-se evitar qualquer tipo de pressão mas é possível, caso queira reverter os efeitos a seu favor.

9 – Praticar o Feedback.
Avaliar-se frequentemente para encontrar a habilidade de criar e suster a motivação. Inclui alterar o comportamento, melhorar o desempenho, lidar com avaliações e aperfeiçoar o estilo.

10 – Acreditar que pode.
Não aderir à lei do menor esforço, contentando-se com o que vier. Investir o máximo de esforço, mesmo privando-se temporariamente de coisas que dão prazer, a fim de obter o que deseja.

(Maria Duarte Bello – Coaching e Gestão de Imagem – maria.duarte.bello@sapo.pt)

Sem comentários: